Aracaju/Se,

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Mulheres da Antiguidade - ESTER

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
ESTER
Vicki León

Em aproximadamente 460 a.C., numa procura mundial por uma estrela que fosse virgem e tivesse a aparência de uma garota de capa de revista, para o rei Artaxerxes da Pérsia, o nome de Ester (que significa “estrela”) ficou em evidência. Era destino? Não, era Hollywood: seu verdadeiro nome era Myrtle. Myrt vivia com seu tio Morty em Susa; ambos eram parte da população judia que permaneceu na Pérsia após o exilio. Os criadores de estrelas passaram meses lubrificando Ester com mirra e outros óleos, o ritual de purificação normal, enquanto Morty aconselhava: “Sorria, e, pelo amor de Deus, não diga a ele que você é judia”.

Finalmente ela fez uma audição para o rei, que gostou do que viu, e, bingo, ela conseguiu o papel... finalmente (A Bíblia diz que ela só recebeu a aliança depois de sete anos). A despeito nos novos laços familiares, Morty entrou numa briga com Haman, o braço direito do rei, que decidiu se livrar desse novo-rico e também de sua tribo. Usando selo real, Haman publicou uma ordem falsa para que todos os judeus fossem destruídos numa certa data. Um Morty aterrorizado pediu o apoio de Ester para influenciar seu homem; ela ficou jogando conversa fora, até que ele disse: “Estrela ou não, você não vai escapar, só porque você está numa casa de luxo, Myrtle”.

Enquanto isso, Haman tratou de levar adiante seu holocausto particular, Morty sendo o item número um, e construiu uma forca gigantesca. Entretanto, naquela noite, o rei teve insônia e, para se curar, resolveu ler um livro de registros dos arquivos da corte. Encontrando uma boa ação anterior de Morty, o rei perguntou: “O que demos ao velho por sua lealdade?” e lhe disseram: “Nada”. Como sempre, Haman estava andando pelo palácio, assim o rei lhe disse: “O que devo dar a um sujeito que eu quero realmente homenagear?”

Com um sorriso pretensioso, Haman disse rapidamente: “Ora, umas roupas bonitas, uma coroa, uma marcha triunfal...”  - “Pois faça isso”, disse o rei, ordenando que ele desse tudo isso a Morty, o que deixou Haman num humor realmente abominável. Enquanto isso, Ester andava ocupada, morrendo de preocupação com o destino dos judeus e organizando um jantar íntimo para Haman e o rei. Eles vieram, e o rei, sentindo-se bem-humorado, ofereceu-se para conceder qualquer desejo que ela tivesse. Ester juntou a sua coragem e disse: “Se meu desejo vai ser concedido, então por favor poupe minha vida e a do meu povo – porque estamos a ponto de entrar pelo cano por causa desse demônio”, e apontou para Haman. Sua revelação (“você é judia”) deixou o rei alucinado, e ele saiu andando a passos largos para o jardim. Haman aproveitou a oportunidade para implorar a Ester por sua vida, jogando-se no sofá da rainha para isso. O rei voltou e ficou ainda mais aborrecido, especialmente porque Haman parecia estar se jogando em cima de Ester. Como uma forca estava conveniente, embora inexplicavelmente, à mão, Haman se tornou seu primeiro freguês.

Mais tarde, naquele dia, tio Morty foi promovido ao cargo de braço direito do rei. Em meio à comemoração, Ester lembrou a Artaxerxes que ele não havia cancelado o decreto falsificado de “massacrar os judeus”. “Eu não posso fazer isso”, disse ele. “Mas posso tornar legal que os judeus lutem por suas vidas”. O que ele fez. Quando a poeira do golpe antecipado se acomodou, 75 mil inimigos dos judeus haviam morrido. Ester ficou com a propriedade de Haman, e condenou à morte quinhentos de seus aliados no palácio. Econômica assim como vingativa, ela decidiu-se pelo enforcamento para os dez filhos de Haman (“Por que deixar que uma forca em tão bom estado seja desperdiçada?”).

- No próximo domingo, dia 2 de outubro de 2011, você vai conhecer ROXANE e BARSINE, ambas foram casadas com Alexandre, o Grande. A bigamia não era o problema, mas o poder e a inveja eram. Conheça essa tragédia ocorrida há 2.300 anos.

- Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...