Aracaju/Se,

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Mulheres da Antiguidade - Hipsicratéia

Isto é história

Mulheres Audaciosas da antiguidade
HIPSICRATÉIA
Vicki León

Em matéria de arranjar um ingrato como parceiro de uma vida toda – Hipsicratéia certamente sabia como escolhê-los. Uma doçura de cabelos dourados, ela se casou com o irritável Mitridates, o Grande, em torno de 120 a. C. Seu reino persa de Ponto quase circundava o mar Negro, mas o Sr. Mitridates queria mais; ele sabia que podia derrotar os romanos se tivesse tempo, dinheiro e corpos suficientes. Diferente daquelas rainhas que ficavam em casa, Hipsicratéia queria ir aos lugares com seu homem. É verdade que ela teria preferido umas férias num hotel time-sharing, mas o jeito era ir para a batalha. Pelo menos isso lhe dava um descanso dos seus cinco filhos. Como a guerra era péssima para roupas, Hipsicratéia cortou o cabelo, pôs um capacete e armaduras de proteção para as pernas, e espirrou l’eau de ferrugem de armadura no rosto. Em vez de uma bolsa, ela carregou um escudo e uma lança.
Mitridates
Além de fazer amor e guerra, o outro hobby de Mitridates era lidar com veneno. Ele adorava testar toxinas em criminosos, tomando ele mesmo doses mais fracas para desenvolver antídotos. Depois de cinquenta e sete anos agitados, ele tinha tonelada de inimigos, inclusive um filho (ele expulsou os outros quatro). À medida que os romanos reconquistavam suas terras, Hipsicratéia sofria com seu homem, escondendo-se em cavernas, sendo perseguidos pela Armênia, e encurralados em seu próprio palácio pelo seu filho rabugento. Como recompensa por ter ficado zanzando na lama durante anos sem fim, Hipsicratéia ganhou uma dose de Veneno de Amor nº 9 de seu maridinho. O miserável Sr. Mitridates teve de sair abrindo caminho com a espada, já que não tinha mais qualquer ponche de venenos para servir.
Os romanos acabaram ficando com a receita do antídoto de Mitridates. Anos mais tarde, o médico de Nero adicionou carne de víbora e aumentou o conteúdo de ópio em 500% para criar a teriaga, a droga multiuso mais popular do mundo nos primeiros séculos a. C.

(*) - No próximo domingo, dia 18 de setembro de 2011, você vai conhecer VASHTI, casada com o rei Artaxerxes, que depois de armar e oferecer um banquete para 10 mil pessoas, ele queria que sua mulher se exibisse para os convidados. Ela não aceitou, ficando o rei furioso e a baniu, tendo ESTER lhe substituído.

(**) - Do livro "Mulheres audaciosas da antiguidade", de Vicki León, Editora Rosa dos Tempos, 1997, Tradução de Miriam Groeger. Título original: "Uppity women of ancient times".

 A Autora
Vicki León

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...