Aracaju/Se,

terça-feira, 17 de agosto de 2010

A Vitória de Orwell, de Christopher Hitchens

O que estou lendo?


A Vitória de Orwell
Autor – Christopher Hitchens
Editora Companhia das Letras - 204 páginas



Contra-Capa

George Orwell
Detentor de um impecável currículo de pensador militante, George Orwell – pseudônimo de Eric Arthur Blair (1903-50), nascido na índia, filho de um funcionário colonial com ascendência aristocrática – continua a mobilizar nas páginas da crítica paixões de inimigos e admiradores. Entretanto, os milhões de leitores de seus célebres romances, traduzidos para dezenas de idiomas, ainda passam ao largo da maior parte da produção escrita do autor, que compreende textos autobiográficos, ensaios, poemas e panfletos políticos.

Ofuscados pela justificada notoriedade do universo distópico de 1984 e da alegoria política de A revolução dos bichos, aspectos centrais do pensamento orwelliano permanecem negligenciados – ou, na pior das hipóteses, prestando-se a interpretações tendenciosas por parte dos seus adversários. Christopher Hitchens, entusiasta confesso da profunda coerência ideológica de Orwell, refuta as mitologias criadas em torno do escritor britânico para delinear um perfil fidedigno do defensor incondicional da autodeterminação dos povos e critico implacável dos totalitarismos que dominaram a história do século XX. A movimentada biografia do jovem egresso de uma escola tradicional que optou pela vida no submundo proletário da França e da Inglaterra, passando pela traumática experiência de combate ao lado das forças republicanas da Espanha, entre 1936 e 1937, é examinada por meio da análise de trechos significativos da correspondência e de escritos pessoais. Paralelamente, uma arguta leitura das ficções, ensaios e intervenções políticas do escritor ilumina episódios controversos ou pouco conhecidos de sua trajetória intelectual, desfazendo preconceitos que deturpam a interpretação de sua obra. Nesta verdadeira vindicação do anunciador da era do Grande Irmão, Hitchens mobiliza sua verve polemista para refutar os ataques que, à esquerda e à direita, insistem em deturpar o sentido eminentemente libertário do legado de George Orwell.

O autor
Christopher Hitchens

Christopher Hitchens nasceu em 1949, em Portsmouth, Inglaterra, e vive em Washington DC. É autor de diversos livros, colunistas, editor e crítico literário. Colabora com várias publicações, entre elas The Atlantic Monthly, Vanity Fair e Harper’s. Dele, a Companhia das Letras publicou Cartas a um jovem contestador.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...