Aracaju/Se,

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Rerum Novarum

Artigo pessoal

Rerum Novarum
Clóvis Barbosa

Anjo e demônio
Coisas novas. Elas são clamadas pela constante necessidade que o homem tem de romper com aquilo que considera senil. Conseqüência do desgaste que o tempo exerce sobre práticas reputadas antigas, a busca de novidade esbarra, às vezes, no despreparo para assumir a descarga elétrica que a inovação impõe. Daí, o perigo do maniqueísmo. Anjos e demônios. Bondade e maldade. Antigo e moderno. Agir como o passado fosse descartável, como se nada nele pudesse ser aproveitado para a composição do futuro, lembra o ato de quem, querendo surpreender, arranca as próprias pernas, sob o argumento de que, doravante, devemos andar com próteses. Pode até ser. O problema, contudo, virá à tona quando o iluminado perceber que seu desprezo pela divina composição do corpo fê-lo olvidar que carne, osso e sangue não enferrujam e dispensam manutenção. A mudança precisa operar-se com parcimônia.


Arnold Gehlen

Mudança é adaptação. Mas não há adaptação sem técnica. Técnica, pela perspectiva de Arnold Gehlen, é o nome que se dá ao aparato por intermédio do qual limitações humanas são aliviadas, fortalecidas e substituídas. O homem, a rigor, não nasceu adaptado a meio algum. Diferentemente do pingüim, que nasce adaptado ao frio e, por isso, vive no frio; diferentemente do morcego, que nasce adaptado à noite e, por isso, constitui-se num ser de hábitos noturnos; diferentemente do camelo, que nasce adaptado às agruras do deserto e, por isso, vive nos desertos como se estivesse no paraíso, o homem, sem técnica, não se adapta a nada. O homem não foi desenhado para percorrer longas distâncias a pé. Não foi moldado para sobreviver na água e, o pior, sequer nasceu com asas para voar. Por conseguinte, o homem cria maquinários que, como dito acima, aliviam, fortalecem e substituem deficiências orgânicas.


O alívio, o fortalecimento e a substituição (funções da técnica) levam o homem a transpor barreiras, recriando o meio, sem necessariamente romper com o passado (utilizando o exemplo daquele que arrancou as pernas para usar próteses mecânicas). Assim, o homem (que não tem presas, garras ou ferrões) desenvolve lanças, espadas, pistolas, que aliviam a fragilidade para defender-se de outros animais, os quais exibem armas como elementos corpóreos; o homem, que, naturalmente, não consegue correr longas distâncias sem extenuar-se (como um tigre) cria o automóvel, que faz isso por ele, fortalecendo uma habilidade pouco desenvolvida, com a qual a natureza o dotou; o homem, que, obviamente, não pode voar, criou o avião, que lhe substitui a ausência de asas. Em todas essas situações, o homem muda. Em nenhuma delas, todavia, ele precisou eliminar braços ou pernas à toa. Completou-os tão-somente.


Na política, a mudança também não se dá sem técnica. O novo, no cenário do poder, igualmente se efetiva para aliviar, fortalecer e substituir falhas estruturais. Essas falhas vão sendo identificadas aos poucos. Serão aliviadas, ali onde se constata que a um auxiliar foram dadas mais atribuições do que as que ele é capaz de carregar (dividem-se atribuições). São fortalecidas ali onde um auxiliar pode dar conta do recado, mas lhe faltam mecanismos operacionais (os anteparos lhe são outorgados). São substituídas ali onde um auxiliar é a sinonímia do descaso, da inoperância e da incompetência (troca-se de auxiliar). O impasse está em saber quando o mais correto é aliviar, fortalecer ou substituir. Isso requer técnica, que se consubstancia sem agonia ou aperreio. Lançando mão de Millôr, “chama-se de decisão rápida nossa capacidade de fazer besteira imediatamente”. Logo, quem exige uma reforma de inopino (a implantação acelerada do novo), ou quer um governo sem pernas, ou enxerga o mundo com próteses. De qualquer maneira, é do tipo que (rápido ou não) só pensa e fabrica besteira.

• Publicado no Jornal da Cidade, edição de domingo e segunda-feira, 15 e 16 de dezembro de 2008, Caderno B, pág. 11.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu artigo. A argumentação foi muito bem escrita, tornando-a, destarte, bem convincente. É admirável o jeito que se procedeu, inicialmente, falando do ser humano, sua necessidade pelo desenvolvimento de técnicas a fim de alívio e de fortalecimento. Neste ponto, acredito que todos concordamos com você (1° ponto). Para finalizar, sutilmente, a política entra em cena. Achei interessantíssimo a habilidade de fazer a mudança política parecer obedecer às mesmas leis que as mudanças humanas descritas primariamente. Foi neste ponto (2°) que você fortaleceu sua argumentação, criando laços com o primeiro ponto, aquele em que todos concordamos com você. Se o 2° ponto não estivesse acompanhado do 1°, sua argumentação perderia a força que tem.
    Foi uma aula e tanto.
    Novamente, gostei do artigo e dos artifícios que o tornaram convincente. Parabéns!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...