Aracaju/Se,

domingo, 24 de julho de 2011

Mulheres da antiguidade - SEMÍRAMIS

Isto é História

Mulheres Audaciosas da Antiguidade
SEMÍRAMIS
Vicki León

As mulheres audaciosas freqüentemente são acusadas de “usar as calças na família”, o que parece ser justo, já que as calças provavelmente foram inventadas por uma dona de casa há 2.800 anos – uma mulher chamada Semíramis. No início, Semíramis tinha assuntos mais importantes a tratar do que fazer declarações relativas à moda. Nascida uma princesa da Caldéia, ela tirou a sorte grande ao casar com o rei Shamsi-Adad V da Assíria. Isso aconteceu no século IX a. C., quando o poderio militar dos assírios tomou controle da maior parte da Mesopotâmia. Todavia, a própria sorte da rainha só passou a funcionar quando Shamsi-Adad morreu em torno de 812 a.C., e ela ocupou o trono do seu filho Adad-Nirari.

Sob sua liderança, um novo sistema de canais e represas irrigou as planícies entre os rios Tigre e Eufrates, e as cidades gêmeas de Nimrud e Nínive se tornaram os pólos brilhantes da Assíria. Como uma verdadeira manipuladora de poder, Semíramis liderou expedições militares contra os medas, indo até a Índia, e forjou alianças táticas a oeste, alcançando a Turquia. Em uma dessas expedições – talvez na época da construção de estradas, que ela fez do friorento norte do Irã até as montanhas Zagros -, ela apresentou o protótipo das calças, tendo em mente que elas tornavam mais difícil diferenciar as mulheres dos homens. Como camuflagem ou para proteger do frio, as calças se tornaram um item da moda – mas foram os homens que ficaram loucos por elas (como não eram muitas as mulheres que galopavam pelas geladas regiões rurais liderando exércitos, passou-se um bocado de tempo até que as mulheres voltassem a gostar de calças).

Antigos escritores dão “crédito” a Semíramis pela introdução dos eunucos, ou homens castrados, na burocracia da Assíria. Os eunucos não eram apenas sujeitos gordos vigiando haréns, eram indivíduos de carreira – servidores civis, sumos sacerdotes, funcionários do mais alto escalão do palácio. Como os eunucos aparecem nas primeiras referências da Bíblia, é óbvio que não foi Semíramis que inventou esse conceito, embora ela possa tê-lo divulgado mais. Afinal de contas, porque Semíramis e outros soberanos aprovavam os eunucos? Eles acreditavam que os eunucos (não tendo filhos ou esposas) eram mais dedicados aos seus trabalhos – talhados, diríamos, sob medida para o serviço.

Embora tenha sido freqüentemente descrita como inteligente e corajosa, Semíramis também recebeu críticas, sendo acusada de usar os homens como “lenços de papel”, assim como de ter uma inclinação pelo próprio filho. Um escritor até disse que ela inventou um cinto de castidade masculino – para manter as outras mulheres afastadas do seu filhinho enquanto ela estava no campo de batalha! Seguramente, esse feito de engenharia pode ser adicionado à longa lista de milagres e de fofocas sensuais atribuídos à vida de Semíramis séculos mais tarde. Em Assur, a capital, seu monumento real ainda se ergue entre os dos reis assírios. Se ela tivesse sido corrupta ou mesmo incompetente, seu filho teria apagado quaisquer indícios da existência de Semíramis; afinal, ele também não era um assírio sentimental.

(*) – No próximo domingo, dia 31 de julho de 2011, você vai conhecer NA’QIA, que saiu-se muito bem como maquinadora dos tempos mesopotâmicos. Nascida em Canaã, chegou à corte de Senaqueribe em Nínive como uma pessoa sem importância – uma concubina ou joguete político – mas não por muito tempo. Casou-se com Senaqueribe, um dos reis mais cruéis da Assíria. Tudo isso em 669 a. C.

2 comentários:

  1. Caro Clovis, gostaria de saber de que fonte vc retirou a primeira imagem de Semiramis que aparece em sua postagem, aquela em que ela segura Nimrod em seus braços.

    Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...