Aracaju/Se,

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Kiki de Montparnasse - Catel e Bocquet

O Que Estou Lendo?

Kiki de Montparnasse
(texto em quadrinhos) – Galera Record – São Paulo – 410 páginas
Autores: Catel e Bocquet

Contra-Capa

Na vila francesa de Châtillon-sur-Seine, ela era Alice Prin. Na Paris boêmia e genial dos anos 1920, tornou-se Kiki de Montparnasse, uma das figuras mais carismáticas e adoradas do período entre guerras. Companheira de Man Ray e musa de outros tantos como Kisling, Fujita, Per Krog, Calder, Léger, Utrillo, Picasso, Cocteau, Modigliani... Ela foi eternizada em quadros, fotos e manifestos.

Mas a rainha de Montparnasse não foi apenas musa de uma geração que procurava eliminar a ressaca da Grande Guerra. Kiki foi, sobretudo, uma das primeiras mulheres emancipadas daquele século. Muito além da liberdade emocional e sexual, Kiki ansiava por outra liberdade – de expressão de pensamento.

Kiki de Montparnasse
Seus dias de pobreza – quando se alimentava com pão e vinho, algo que ninguém iria negar-lhe, segundo ela – e o envolvimento com drogas, além de outros escândalos, nunca ofuscaram sua paixão e bom humor.

A vida como modelo e cantora, as noites nos cabarés, o longo relacionamento com Man Ray, a amizade com Fujita, sua biografia censurada (com prefácio de Ernest Hemingway)... Tudo ganha vida nesta graphic novel biográfica de Catel & Bocquet.

KIki de Montparnasse leva o leitor ao âmago de Uma Paris libertina, ao relatar a ascensão e queda de uma estrela de verdade, que assombrou e conquistou uma geração de artistas excepcionais.

Os autores

Catel Muller
Catel Muller – Ilustrou mais de cinquenta livros como as aventuras de Marion & Charles, com Fanny Joly, e a L’Encyclo dês filles, com Sonia Feertchak. Nos quadrinhos, criou a série Lucie, com a escritora Véronique Grisseaux. Desde então, três outros volumes desta heroína muito moderna foram publicadas. Catel também coassinou, com De Metter, Le Sang dês Valentines, publicado pela Casterman e vencedor do Prêmio Angoulême, em 2005.

Jose-Louis
Bocquet
José-Louis Bocquet - publicou seu primeiro romance pela Gallimard. Desde então, assinou outros sete e também biografias dedicadas a Henri-Georges Clouzot, Georges Lautner e René Gascinny. Como escritor de quadrinhos, começou nas páginas da Metal Hawling, e, seguida, assinou uma ezena de álbuns com artistas como Serge Clerc, Arno, Max, Philippe Berthet, Francis Vallès, Andréas Geffe e Stanilas. Kiki de Montparnasse é sua primeira graphic novel.

Um comentário:

  1. Gostei do post, gosto do blog e, com certeza, gostarei de Kiki também.
    Ótima sugestão literária!
    =)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...