segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011
Churchill, Visionário. Estadista. Historiador
O que estou lendo?
Churchill
Visionário. Estadista. Historiador.
Autor John Lukacs
Jorge Zahar Editor
Contra Capa
Em 1940, Winston Churchill foi o homem que não perdeu a Segunda Guerra. Ainda hoje, mais de quarenta anos após sua morte, Churchill ocupa um lugar de destaque no cenário político mundial. Este livro não é uma biografia tradicional. Com a autoridade de quem dedicou a vida a estudar a personalidade e a condição de Churchill como estadista, John Lukacs lança nova luz sobre aspectos pouco conhecidos ou pouco explorados da vida e da carreira política de Churchill, sugerindo ainda tópicos para futuras pesquisas.
A relação de Churchill com Stalin, Roosevelt e Eisenhower, por exemplo; ou o como e o quanto sua natureza de historiador fez dele um estadista melhor. Lukacs investiga também a impressionante capacidade visionária de Churchill - que, vista em retrospecto, nos mostra o quanto ele anteviu o advento da Segunda Guerra e da Guerra Fria - e sua posição a respeito da integração da Europa. E nao se omite a respeito de fracassos e críticas.
O último capítulo é uma forte e comovente evocação dos três dias que o autor passou em Londres para o funeral de Churchill, em 1965. Pelo prisma de diversos personagens anônimos ou conhecidos, que assim como ele participaram daquele momento histórico, Lukacs oferece um último tributo ao lugar de Churchill na história. Lúcido e instigante, este livro é uma admirável mistura de talento literário com inteligência critica, inabalável apreço pelo que Churchill fez para deter o mal de Hitler e compreensão perspicaz de sua personalidade. Uma leitura indispensável.
O Autor
John Lukacs
John Lukacs lecionou história no Chestnut Hill College, na Filadélfia, até aposentar-se e é professor visitante de diversas universidades. É autor de mais de vinte livros, com destaque para Cinco dias em Londres e O Duelo: Churchill x Hitler, ambos publicados com sucesso por esta editora. Recebeu vários prêmios e distinções acadêmicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário