Aracaju/Se,

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Banqueiro Anarquista e outras prosas

O que estou lendo?

O Banqueiro anarquista e outras prosas
Autor – Fernando Pessoa
Seleção e ensaio introdutório de Massaud Moisés
Editora – Cultrix


Contra-Capa

Fernando Pessoa, hoje unanimemente considerado um dos mestres da modernidade, tem merecido numerosas edições da sua múltipla produção em verso e prosa.

O volume que ora se oferece ao leitor, em nova edição revista, diz respeito à sua obra em prosa. Em razão da diversidade de assuntos e de setores do conhecimento abrangidos por sua multímoda curiosidade intelectual, a matéria se distribui em cinco partes: ficção, estética, filosofia, política e cartas de amor. Da primeira, consta o texto integral do conto O banqueiro anarquista e do poema dramático O marinheiro, além de excertos do Livro do desassossego, do semi-heterônimo Bernardo Soares. Nas demais partes se reúnem textos fundamentais veiculando suas desconcertantes idéias naqueles campos do saber. Fecham o volume duas cartas de amor, durante muitos anos mantidas em estrito ineditismo.

Na preparação do texto, Massaud Moisés teve o cuidado de recorrer às melhores edições da prosa pessoana. Um longo e denso ensaio introdutório, focalizando os aspectos mais relevantes da prosa de Pessoa, completa o volume, que, estamos seguros, não encontra paralelo em nosso meio intelectual.

O autor do ensaio
Massaud Moisés

Professor titular da Universidade de São Paulo, Massaud Moisés foi professor visitante nas Universidades de Wisconsin, Indiana, Vanderblit, Texas, Califórnia e Santiago de Compostela. Alguns dos seus livros, consagrados à teoria literária e às literaturas em vernáculo, constituem referência obrigatória para estudantes e estudiosos destas matérias, como evidenciam as sucessivas edições que têm merecido A Criação Literária, A Análise Literária, Dicionário de Termos Literários, A Literatura Portuguesa, A Literatura Portuguesa Através dos Textos, A Literatura Brasileira Através dos Textos e o Pequeno Dicionário de Literatura Brasileira.

Um comentário:

  1. É impressionante como passados todos estes anos a obra é tão actual. O livro não é muito extenso, mas poucos autores tinham a capacidade de em 2000 páginas questionar o que Pessoa questiona neste pequeno livro.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...